É crise pra lá, crise pra cá… só se fala nela. Mas o pior é que além de escuta-la a gente a sente, principalmente quando vai comprar artigos essenciais para o nosso dia a dia, como o vinho por exemplo.

Dando uma olhada nas prateleiras dos supermercados e conversando com profissionais do setor, confirmei o que já esperava: os problemas da Economia chegaram aos vinhos.

Por isso hoje vou lhe dar algumas dicas que estamos utilizando aqui em casa para driblar esses tempos ruins e aguardar melhores ventos sem abrir mão do nosso querido vinho.

A vez dos envelhecidos

Pode parecer um paradoxo, mas talvez este seja o período para degustarmos vinhos mais enevelhecidos e – normalmente – mais caros. Eu já explico a matemática:

Vinhos que têm bom tempo de guarda costumam ficar mais tempo em estoques, por isso, muitas garrafas que estão nas prateleiras hoje podem ter sido compradas antes da alta do dólar ou dos aumentos dos impostos que tivemos recentemente. Isso permite que o fonrcedor as venda por preços mais “antigos” ou até mesmo faça promoção para se desfazerem do estoque.

Viva o vinho nacional

É claro que a alta do dolar e a crise também impactam os vinhos produzidos por aqui, mas ainda assim, impactam menos. Por isso os vinhos brasileiros podem ser opções interessantes nos próximos meses.

Vale lembrar que temos espumantes premiados por aqui e, com o aumento da temperatura, teremos a combinação perfeita de vinho + ocasião + preço.

Escolhas garantidas

Sabendo o básico sobre como interpretar o rótulo (eu expliquei isso aqui) você consegue ter uma noção de como será o vinho e isso pode lhe ajudar na hora de escolher entre rótulos baratos.

Está com um preço bom, mas não conhece o vinho? Leia as características do rótulo e saiba se irá lhe agradar e se vale a pena levar para casa.

Aproveite ofertas

Lembre-se que não está fácil para ninguém. Nem para os fornecedores que farão loucuras para escoar o estoque. Fique atento a promoções a aproveite as barganhas.

Uma forma prática de fazer isso é baixando o app do VinhoZine, que avisa sempre que aparece uma boa promoção online.
Adega Feliz

Jornalista, escritora, fotógrafa e blogueira profissional. Há anos apaixonada por vinho, já experimentou uma infinidade de rótulos, viajou a regiões produtoras, visitou vinícolas e voltou aqui pra contar.
Certificada pela University of Adelaide em World of Wine: From Grape to Glass.

Deguste Mais