Não é novidade que aqui em casa amamos fondue. Tanto que já até fiz um post em outro blog meu sobre como fazer o fondue perfeito em casa (super recomendo!).

E quando penso em fazer noite de fondue também tenho meus truques para escolher o vinho, já que pode parecer simpels à primeira vista mas há detalhes que podem melhorar bastante a sua mesa.

Como amo fondue de carne e é o que mais fazemos por aqui, costumo selecionar um vinho tinto, obvio, mas com características menos marcantes. Isso porque, apesar de ser carne, são os molhos que irão dar sabor ao jantar e eles variam entre si. Logo, evite Malbec e Cabernet Suavignon, por exemplo, que são vinhos para carnes com sabores bem intensos.

Dou preferência a tintos leves e frutados, que deixem o sabor da comida sobressair.

Por isso na nossa última noite de fondue abrimos o Ventisquero V9 Gran Reserva Carménère 2012, um chileno que apesar de coringa, não faz feio em um jantar como esse.

Com teor alcoólico de 13,5% não deixa de ser “vinho de carne” mas ainda assim não chega a ser tão encorpado. Seus aromas são equilibrados com toques de especiarias e frutas negras.

Apesar de ter passado por envelhecimento, não senti sabor amadeirado, o que para a ocasião foi um ponto positivo, mas não sei se seria assim para uma carne de caça, por exemplo.

O  Ventisquero V9 Gran Reserva Carménère 2012 está à venda na Wine por R$ 72.

LucianaCouto.com.brLucianaCouto.com.br
LucianaCouto.com.brLucianaCouto.com.br

Jornalista, escritora, fotógrafa e blogueira profissional. Há anos apaixonada por vinho, já experimentou uma infinidade de rótulos, viajou a regiões produtoras, visitou vinícolas e voltou aqui pra contar.
Certificada pela University of Adelaide em World of Wine: From Grape to Glass.

Deguste Mais